Sobre

Fábio Horácio-Castro é meu nome de autor. Sou escritor, jornalista, sociólogo, antropólogo, fenomenólogo, professor, orientador, coletor e distribuidor de histórias e memórias amazônicas.

Escrevi o romance “O Réptil Melancólico”, que recebeu o prêmio Sesc de Literatura 2021, e foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura e semifinalista do prêmio Oceanos, em 2022. O livro foi publicado pelo Grupo Editorial Record.


Como Fábio Fonseca de Castro sou professor da Universidade Federal do Pará, onde atuo no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea, UFPA), no Programa de Pós-graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCOM) e na Faculdade de Comunicação (Facom).

Fui professor visitante no Departamento de Sociologia da Universidade de Cambridge e conferencista da London School of Economics em 2017-18. Tenho um pós-doutorado em Etnometodologia pela Universidade de Montreal (2014) e sou Doutor em Sociologia pela Universidade da Sorbonne (Paris V Descartes) (2004), mestre em Antropologia e Estudo das Sociedades Latino-Americanas pela Universidade de Sorbonne-Nouvelle (2000), mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (1995) e graduado em Comunicação-Jornalismo pela UFPA (1990).

Coordeno, juntamente com Marina Ramos Neves de Castro o Grupo de Pesquisa Socialidades, Intersubjetividades e Sensibilidades Amazônicas (SISA) no CNPq.

Fui Secretário de Estado de Comunicação no Governo do Pará e ocupei outros cargos e funções públicas: Secretário de Estado Especial para o Desenvolvimento Social (Governo do Pará), Chefe do Departamento de Comunicação da UFPA, diretor do Museu da Imagem e do Som do Pará, Coordenador da Câmara de Políticas Sócio-Culturais do Governo do Pará, Coordenador da Área de Desenvolvimento Cultural da Fundação Cultural do Pará, Assessor Especial para o Planejamento Político na Casa Civil do Governo do Estado do Pará, delegado pelo Pará à I Conferência Nacional de Comunicação.

Atuo no campo de investigação das experiências sociais amazônicas, com interesse nas dinâmicas de intersubjetivação, socialidade, sensibilidade, identidades/identificações e autoreflexividade e com apoio de metodologias compreensivas, fenomenológicas e hermenêuticas.

Tenho cerca de 100 artigos publicados em revistas e livros científicos e mais de 400 artigos de opinião publicados em sites, revistas e jornais, além de 4 livros com resultados de pesquisas.

Este site objetiva divulgar meu trabalho literário. Fala de literatura e coisas afins, coisas que gosto muito, sem maiores pretensões ou compromissos. Com “O Réptil Melancólico” entrei nesses mares literários (ou emergi, no movimento deles) e das mil conversas que se abriram com essa história, vim parar aqui.

Se quiserem saber mais sobre mim, recomendo acessarem, aqui, o site do outro sujeito que se faz passar por mim para ganhar a vida, o Fábio Fonseca de Castro. Como ele é prolixo, vai acabar explicando tudo. Quanto a mim, só quero falar de literatura (certo, e das tais coisas afins, quais forem).