Será lançado hoje, em Marabá, o livro “Luta pela terra na Amazônia”, resultado de um projeto de extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) que reuniu familiares, amigos e pesquisadores para recuperar a história dos defensores da reforma agrária, direitos humanos e meio ambiente mortos no Pará. O lançamento nacional ocorre a partir das 19h, no Campus I da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), nesta data simbólica: Os 40 anos de impunidade pelo assassinato de Gabriel Pimenta.
O livro foi organizado pelos professores Rogerio Almeida, do curso de Gestão Pública, da Ufopa, e Elias Sacramento (UFPA), do curso de História do campus da UFPA de Cametá – filho, é pertinente dizer, do sindicalista Virgílio, assassinado no Moju, na década de 1980.
O PDF da obra é aberto e pode ser acessado no blog http://rogerioalmeidafuro.blogspot.com/.
O livro também terá lançamentos em Belém, Xinguara, Santarém, Imperatriz e Rio de Janeiro. O lançamento em Belém será no dia 30 de julho, às 11h, no hall do auditório Benedito Nunes, na UFPA, durante o Fórum Social Panamazônico (FOSPA).